Área do associado Área do aluno Anuncie aqui

Um olhar mais atento

A entrega das chaves é o momento mais esperado por quem adquiriu um imóvel, mas antes disso é necessário dar aquela última verificada para saber se toda a estrutura está em ordem. Essa vistoria é uma garantia importante para se certificar de que os imóveis sejam entregues com toda as condições previstas e sem falhas técnicas ou estruturais. A excitação com a entrega do apartamento é tanta que os futuros moradores acabam não percebendo alguns pontos que precisam ser checados durante a avaliação.


Para a realização da vistoria, primeiramente, é preciso reservar um dia exclusivo e sem compromissos extras, para que a visitação seja feita de forma criteriosa, pois é o momento para fazer todos os apontamentos de não conformidades que possam ocorrer. Esse tempo varia de imóvel para imóvel, e fazer uma pergunta nesse sentido ao profissional da construtora no momento do agendamento poderá ser bem útil. A emoção ou a pressa de fechar o negócio acabam prejudicando o olhar e a concentração para uma verificação mais crítica do apartamento, para que as correções e ajustes sejam feitos e anotados no laudo final.

A advogada e especialista em direito e negócios imobiliários Paula Farias conta que esse momento é importante e um dos que merecem maior cuidado. Para facilitar a inspeção, a advogada conta que é necessário ter o memorial descritivo do imóvel em mãos. "Nele estão anotadas todas as características do imóvel, tudo o que foi vendido e prometido. Com o memorial descritivo em mãos, analise tudo o que está mencionado, desde aberturas, fachada, até o material utilizado em todo o imóvel. A vistoria deverá ter como base aquilo que foi vendido no momento da compra e venda. Sugerimos não fazer a vistoria sem o memorial descritivo", aconselha.

As redes hidráulicas merecem uma atenção especial. Paula Farias conta que as instalações hidráulicas são um dos principais focos de reclamações durante as vistorias. "Abra todas as torneiras e deixe a água sair por cerca de dois minutos para verificar se não existem vazamentos nos sifões. Já nas descargas das bacias sanitárias, acione-as e veja se a vazão d'água é satisfatória, repetindo o acionamento na sequência por mais uma vez para ter certeza do bom funcionamento", ressalta a advogada.

As instalações elétricas também devem ser consideradas na avaliação, apesar de que nem sempre estão inteiramente instaladas no imóvel "Provavelmente ainda não será possível testar porque o medidor de energia não estará instalado. Nesse caso, deve constar na vistoria que as instalações elétricas não foram verificadas por falta de instalação", comenta a advogada.

Uma questão importante é verificar a voltagem instalada nos pontos elétricos, e sempre que forem de voltagem específica devem vir com indicações nesse sentido nos pontos de energia (o que é o ideal) ou no manual do proprietário, que em geral é entregue no momento do recebimento das chaves.

A área comum também deve ser inspecionada, verificando se ela atende a todos os requisitos contratados. É importante observar se no revestimento cerâmico não existem peças de tonalidades diferentes, danificadas ou trincadas. "Ao caminhar, verifique se os pisos estão bem assentados e se não há peças soltas. Verifique também se não há desníveis. Verifique a qualidade do revestimento, principalmente próximo aos ralos. Com as mãos ou com o cabo de uma vassoura, bata nos pisos para verificar se estão bem-feitos e se não há pisos ocos, o que poderá comprometer o revestimento futuramente", pontua Paula Farias.

A advogada aconselha também a verificar visualmente se as paredes estão planas e se não existem pontos que formam sombras. Caso existam falhas na pintura, como manchas, deve ser solicitada a correção.

CÓPIAS DE DOCUMENTOS
Leirson Cunha, vice-presidente das corretoras de imóveis da Câmara de Mercado Imobiliário de Minas Gerais (/Secovi-MG), dá algumas dicas de utensílios que podem contribuir na hora da visitação: "Para prevenir extravios de documentos, recomenda-se levar no dia da vistoria apenas as cópias dos documentos, como o memorial descritivo, aditivos etc. É interessante portar uma trena com pelo menos três metros - o ideal seria de 10 a 30 metros, no caso de imóveis residenciais urbanos - e uma prancheta com papel e caneta para fazer as devidas anotações. Tirar fotos também é essencial para comprovar irregularidades. Assim, o smartphone ou uma câmera fotográfica amadora são suficientes nesse momento", recomenda.

Segundo o vice-presidente da /Secovi-MG, vale a pena chamar algum conhecido para acompanhar ou, até mesmo, contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço. "Existem inúmeras empresas no mercado que prestam esses serviços de assessoramento em recebimento de imóveis novos. Porém, caso o cliente tenha escolhido uma boa construtora, que tenha programas de qualidade/certificações, pode-se num primeiro momento fazer a vistoria sem investir em consultoria específica. É aconselhável também conversar com outros clientes da mesma construtora que já receberam seus imóveis a fim de estar atento a algumas falhas recorrentes que porventura possam surgir. Levar um amigo(a) que tenha passado pela experiência de receber um imóvel novo também pode ser uma boa dica", comenta Leirson Cunha.

Caso sejam encontradas não conformidades durante a vistoria de entrega de chaves, devem ser relatadas formalmente ao profissional da construtora que esteja realizando o serviço, e se possível já agendar nova data para vistoria. "Se 100% das questões tiverem sido atendidas no dia da vistoria, pode o cliente receber as chaves e formalizar a assinatura do termo de vistoria. Entretanto, havendo qualquer não conformidade ela deve ser sanada previamente ao aceite definitivo do imóvel. Em geral, as construtoras já têm formulários específicos para relatar as não conformidades encontradas, e assim, deve também o cliente requerer uma cópia para seu controle", finaliza.

Fonte: Jornal Estado de Minas - José Alberto Rodrigues (Estagiário sob a supervisão a editora Teresa Caram) 
Copyright © 2018 - SecoviMG Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por