Área do associado Área do aluno Anuncie aqui

O diálogo para encarar desafios

"Um dos principais questionamentos nesse cenário foi o surgimento de plataformas de aluguel por temporada, como o Airbnb, que tem fomentado discussões no meio imobiliário" Leonardo Mota


Que as plataformas on-line transformaram a vida em sociedade não é novidade para ninguém. Desde a mobilidade urbana até o acesso a serviços essenciais, como atendimento médico, sofreram interferência da nova configuração do cotidiano, fortemente impactada pelo mundo virtual.


 

As mudanças, que, por um lado, trouxeram mais praticidade e comodidade a usuários, por outro têm se apresentado como grande desafio para diversos setores, que precisam se adaptar para acompanhar e regular importantes pontos. Naturalmente, o mercado imobiliário não está imune aos novos desafios: hoje é necessário se apropriar dos novos recursos e se preparar para regulamentar as novidades.


 

Um dos principais questionamentos nesse cenário foi o surgimento de plataformas de aluguel por temporada, como o Airbnb, que tem fomentado discussões no meio imobiliário. Afinal, é necessário regulamentar essa alternativa aos aluguéis tradicionais? Como lidar com o uso das áreas comuns por hóspedes temporários? De que forma garantir a segurança dos demais moradores em um espaço de circulação de diferentes pessoas a cada semana?


 

Outro ponto que tem interferido na rotina dos síndicos é a necessidade de cadastramento no sistema eSocial. Isso porque, desde o ano passado, imobiliárias, microempreendedores individuais e micro, pequenas e médias empresas devem aderir à ferramenta, que visa reunir e simplificar a prestação de informações trabalhistas ao governo federal. O sistema atribui aos condomínios, certificado e assinatura digitais que garantem proteção a operações eletrônicas. Além disso, o eSocial, que efetiva a integração com o Sistema Público de Escrituração Digital, facilita, por meio da tecnologia, a obtenção de dados, como contribuição previdenciária, folha de pagamento, comunicação de acidente de trabalho, aviso-prévio, escrituração fiscal e informações acerca do FGTS.


 

São, de fato, muitas as novidades que têm impactado o cotidiano dos síndicos com a evolução tecnológica. Sendo assim, a adaptação a tantas transformações exige, cada vez mais, um esforço conjunto do setor. Um dos principais espaços para o estabelecimento dessa articulação são os encontros anuais, como o Encontro dos Síndicos do Vila da Serra, Belvedere e Região. A quarta edição do evento, realizado em fevereiro, trouxe como principais discussões justamente a adaptação ao eSocial e os desafios do Airbnb.


 

Compartilhar experiências, dúvidas, questionamentos e estratégias relacionados a ambos os pontos foi um dos principais propósitos do encontro. Durante as horas de evento, os presentes dialogaram sobre as prioridades na administração de seus respectivos condomínios, sobre benefícios e desafios do cadastramento no eSocial e sobre as adaptações - inclusive legais - frente ao surgimento de plataformas de aluguel por temporada. A segurança dos condôminos e da regulação do uso de espaços comuns também foram pontos levantados pelos participantes, que ainda sanaram dúvidas e pensaram em novas soluções e estratégias.


 

O evento apresentou as temáticas de forma didática e contou com a presença de referências da área, como o advogado e gerente de mão de obra da CWR Terceirização e Condomínios, Rodrigo Lana, o advogado especialista em direito condominial Gilberto Vitor Martins, associado da Barletta, Oliveira e Martins Advocacia Condominial, e a síndica Rosilaine Stuart. O encontro ainda teve a participação dos síndicos Álvaro Chaves, responsável pelo condomínio Grand Lider Olympus; de Aparecida Valéria, do residencial Spazio Dell Acqua; e de Carlos Frederico Antunes, representante do empresarial Eoffice.


 

O diálogo é sempre bem-vindo. Hoje, estou certo de que essa edição do encontro ficará marcada por, além de trazer um contexto profissional - com palestrantes de peso e nova sede - apresentar, de forma consistente, temas em voga e novidades do setor imobiliário. Com participação de síndicos de diversos perfis, tanto do segmento empresarial quanto do modelo habitacional, o evento foi, de fato, um momento muito importante para a troca de experiências e para o estreitamento de relações. Em um cenário de intensificar transformações, é fundamental que haja, cada vez mais, espaços como esse para o compartilhamento de ideias e de soluções para a administração condominial.


Fonte: Jornal Estado de Minas - Texto escrito por: Leonardo Mota


Copyright © 2018 - SecoviMG Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por